entrevista-de-emprego

A autoestima e o comportamento na entrevista de emprego

Olá!! Tudo bem?

Hoje estou de volta com um tema que vai te ajudar a refletir, unindo dois assuntos que, em princípio, parecem não ter muita relação: autoestima e comportamento na entrevista de emprego.

Quando nos preparamos para uma entrevista de emprego, geralmente, estudamos a empresa, imaginamos algumas das possíveis perguntas, ensaiamos algumas respostas e procuramos ler tudo sobre entrevista de emprego.

Muitas vezes, contudo, nos esquecemos de observar como está nossa autoestima.

Qual é o sentimento que estamos nutrindo por nós mesmas? Gostamos daquilo que nos tornamos na vida?

Quando Freud se referia à autoestima, afirmava: é a consciência de uma pessoa a respeito de si mesma e vivência do próprio valor.

Por que autoestima influencia na entrevista de emprego?

Bem, o momento da entrevista de emprego, em geral, é meio tenso. Especialmente se queremos muito aquela vaga e há diversos candidatos.

Por vezes, ficamos ansiosas, nos comparando aos outros candidatos. Hummm… aí está o primeiro ponto que pode nos enfraquecer.

É que cada um de nós é um ser único, com características peculiares. E preencher os requisitos de uma vaga vai muito além do “ela tem isso e eu não tenho”.

Vai sim da capacidade técnica e adequada para aquele cargo, mas também, e principalmente da empatia, afinidade e confiança que o entrevistador sentir no candidato.

Então, comparar-se com alguém é furada. E se sua autoestima não estiver “toda trabalhada na segurança”, você poderá se prejudicar na hora da entrevista pelo simples fato de achar que tem menos capacidade que a outra candidata. Por insegurança, sabe?

Um segundo ponto é que se sua autoestima estiver alta, se você estiver consciente de quem realmente é, de suas capacidades, suas qualidades e defeitos, terá segurança para se posicionar sem oferecer algo que não poderá cumprir e, por outro lado, – e também muito importante – reconhecendo suas qualidades.

É preciso confiar muito em si, a ponto de saber que pode contar com você mesma quando precisar. Isso porque reconhece todos os obstáculos que já superou e sabe que será capaz de superar outros que aparecerem.

Autoestima e entrevista de emprego

Quando está com sua autoestima em alta, você tem prazer em se arrumar para sair. Até para ir ao mercado, você escolhe uma roupa adequada e elegante.

O que, aliás, é excelente, porque nunca sabemos quem vamos encontrar na rua, né? E, você sabe, a qualquer momento é possível encontrar um futuro empregador (ou aquela pessoa que vai preencher seu coração).

Bem, se vestir, se cuidar e até se maquiar para uma entrevista de emprego deve ser feito com o mesmo zelo que faria para o ambiente de trabalho.

A expressão da sua postura profissional começa a ser percebida ali, pela maneira como você está vestida e pela maneira como se comporta.

Então, para além da cor dos olhos, do cabelo ou do corpo magro, o que vai te diferenciar é o seu estilo e, principalmente, o seu comportamento antes, durante e depois da entrevista.

Desde a maneira inicial como se relaciona com os outros candidatos, até sua conduta durante a entrevista podem contar pontos na escolha do candidato.

Esteja preparada

Preparar-se tecnicamente para aquele cargo que quer preencher é fundamental. Não apenas para conseguir executá-lo com excelência, mas, especialmente, porque a partir do momento em que você começa a se preparar, sua autoestima melhora.

Então, se você volta a estudar, se atualiza a respeito de sua área de atuação, participa de eventos, assiste palestras, enfim, se qualifica de verdade, com certeza se sentirá muito bem consigo mesma.

E, gente, isso faz uma diferença e tanto na autoestima! Logo, confiante de que será capaz de superar os obstáculos, se sentirá segura não só para a entrevista de emprego, mas também para iniciar essa nova etapa em sua vida. Pronta para o desafio?

Então, não se esqueça: autoestima tem muito mais a ver com confiança em si mesma e em sua capacidade de superação, do que necessariamente com a cor dos olhos, do cabelo ou com o corpo magro.

Já publiquei um artigo aqui no blog em que ensinei exercícios para melhorar sua autoestima. E em breve falaremos exclusivamente sobre comportamento na entrevista de emprego, com dicas valiosas que vão aumentar ainda mais sua autoestima e sua confiança.

Fique atenta que contaremos tudo por aqui e pelas redes sociais.

Espero tê-la ajudado com essas reflexões. Se ficou com alguma dúvida, entre em contato comigo que terei o maior prazer em refletir com você sobre os caminhos possíveis para se trilhar rumo a uma vida mais equilibrada e, sobretudo, mais feliz com você mesma.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s