Pare de procrastinar agora e veja sua vida andar para frente

Ultimamente, muito se ouve falar em procrastinação. Você tem esse hábito?

Bom, antes de confirmar, vamos pensar um pouco nesse conceito.

Muita gente acredita que procrastinar é ficar sem fazer nada quando existem várias tarefas por serem realizadas.

Por outro lado, tem gente que pensa: ah, eu até tenho tarefas importantes para realizar, mas não estou parada, estou entretida em outra atividade nesse momento. E desta forma, a pessoa segue acreditando que não procrastina.

Prepare-se, pois eu preciso te dizer que nos dois exemplos há procrastinação! Mesmo que você seja uma pessoa bastante ativa.

Sabe o que é? Procrastinar é deixar para depois algo importante, que você programou para fazer já; ou que você precisa fazer nesse momento.

Por exemplo, tenho que estudar inglês e reservei este horário para isso. Mas aproveito que estou no celular e dou uma olhadinha no Instagram, depois resolvo olhar um site, as mensagens de Whatsapp… e aí meu tempo de estudo vai embora.

homem-empurra-ponteiro-relógioUma pesquisa mostrou que o tempo médio de utilização do celular pelo brasileiro é de cerca de quatro horas por dia. Esse é realmente um ladrão de tempo!

Além disso, tira totalmente seu foco.

Vamos ver outro exemplo: você tem um trabalho importante para realizar, mas que te exige algum esforço. Então, você começa pelas tarefas mais simples, dia após dia, e esse trabalho vai sendo adiado semana após semana. Já passou por isso alguma vez?

Se sua resposta foi sim, a minha também será: sim, você tem o hábito de procrastinar!

Afinal, o que é procrastinação?

Procrastinação é o hábito de deixar para depois o que você bem poderia fazer agora. É o famoso “ah, amanhã eu faço”.

E muitas vezes, deixamos para amanhã, mesmo sabendo que não será bom para nós. Vai gerar correria, ansiedade e até frustração. Sem contar que o trabalho não desenvolve, né?

E não é apenas uma questão de gestão de tempo. Mas sim, uma grande dificuldade de controlar emoções e impulsos.

Segundo o psicólogo Tim Pychlyl, da Universidade de Carleton, no Canadá, quando procrastinamos, estamos tentando melhorar nosso estado de ânimo, evitando fazer algo que nos parece desagradável.

Pychlyl é membro de um grupo especializado que investiga o assunto há mais de 20 anos, com o objetivo de tentar compreender por que nos tornamos nosso pior inimigo com atrasos desnecessários e voluntários de nossas tarefas.

“É como ficar bêbado ou comer para se consolar: é uma estratégia que nos faz sentir melhor ao nos distrairmos com um prazer de curto prazo e esquecermos o problema”, disse em entrevista ao Portal G1.

Não é difícil de atestarmos isso em nossas vidas, né? Aliás, atire a primeira pedra quem nunca teve uma atitude assim!

E são várias as consequências (na maioria das vezes ruins) da procrastinação. Conhecemos algumas delas. Já as vivenciamos, não é mesmo?

Okok, mas o que interessa aqui é: como se livrar da procrastinação? Existe um caminho para deixar de procrastinar? Bem, estive estudando esse assunto e reuni aqui cinco dicas para se livrar da procrastinação.

Também gostaria de recomendar que assista a este vídeo sobre FOCO, pois as duas coisas estão muito relacionadas.

Vamos lá?

Dica 1 – Planejar

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Planeje seu dia e seu trabalho. Divida as tarefas. Uma das razões para a procrastinação é não ter clareza do que precisa ser feito.

Se você acha as tarefas intimidadoras, seu cérebro se assusta e tem vontade de deixar pra depois, então divida suas atividades em fases.

Por exemplo, se você precisa estruturar um plano de negócios, mas nem sequer sabe por onde começar, pense nas etapas e faça um planejamento. Aliás, também já falei sobre isso no meu canal do Youtube. Cliquei aqui para conferir.

Comece estudando o público-alvo do seu negócio. Esta é apenas uma das fases do plano de negócios, mas ele já estará em movimento.

Com isso, você já poderá se sentir tranquila e feliz por cumprir essa etapa.

Tem muita gente que diz: “Mas eu funciono bem sem planejamento e acho que uma agenda vai me engessar”.

Eu respondo o seguinte: se você tem um desempenho bom assim, imagine panejando!! Vai se surpreender com mais realizações e até tempo sobrando. Eu mesma sou a prova disso.

Dica 2 – O mais difícil primeiro

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Foto: Bruce Mars/Pexels

Quando você for planejar o seu dia, coloque sempre as tarefas mais difíceis primeiro.

Digo isso porque normalmente começamos pelo mais fácil, e aí, quando chegamos nas tarefas que nosso cérebro considera complexas, o que vai acontecer? Vamos pegar um café, dar uma olhadinha no Whatsapp, no céu, na lua… e então nosso tempo vai embora.

O que acontece depois você já conhece. Culpa e vários sentimentos ruins, que só alimentam aquelas trilhas neurais procrastinadoras.

Dica 3 – Atenção plena

mulher-meditando-foco

Pratique técnicas para trazer sua atenção de volta.

Toda vez que você pensar em desviar do que está fazendo, deixar para depois, ou quando vier aquela vontade de ler o e-mail que acabou de chegar, respire bem fundo… Acredite, isso vai te ajudar!

Um estudo científico da universidade de Buckingham, na Inglaterra, constatou que uma inspiração profunda é capaz de te ajudar a voltar ao foco.

Na verdade, a respiração profunda traz diversos benefícios para corpo e mente. Faz você se reconectar consigo mesma e com o agora, por isso sua mente volta para um estado de atenção.

Mas não foi só a respiração que os pesquisadores estudaram. Eles também utilizaram a meditação. Aliás, já vimos aqui no blog como ela pode ajudar a melhorar sua atuação profissional.

Mesmo que isso lhe pareça difícil, apenas comece. Comece pequeno. Que tal 1 minuto? Tente, você vai perceber que é bem mais simples do que parece e funciona.

Dica 4 – Não se cobre tanto

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Vamos colocar os pingos nos is. Não se cobrar tanto, não significa que você não terá responsabilidade sobre o que precisa ser feito. Ao contrário, ter responsabilidade é bom.

Mas nesse caso, não se cobrar tem a ver com não ficar se punindo. Tem gente que fala: “eu sou uma preguiçosa mesmo”.  Mas gente do céu! Isso só vai alimentar seu cérebro e fazer com que você seja cada vez mais procrastinadora!

Então, fica uma dica importante aqui nesse ponto: em vez de ficar se xingando, pergunte para você mesma: o que eu poderia ter feito diferente para conseguir realizar o que não fiz hoje?

Isso vai ser muito mais valioso para o seu cérebro.

Dica 5 – Comemore cada realização

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Bruce-Mars/Pexels

Essa dica eu também dei no vídeo sobre foco. Sabe por quê? Isso é muito importante para condicionar seu cérebro ao prazer de uma realização. E assim você consegue reprogramá-lo para que ele seja cada vez menos procrastinador.

Mas comemore de verdade! Para isso, você pode se dar algum presente pela conquista.

Por exemplo, vai te sobrar um tempinho e você gosta de rede social? Então tá, se dê 15 minutos a mais de rede social. Mas só se você conseguir ter uma sobrinha de tempo, combinado.

Essa é uma ferramenta poderosa para impedir que seu cérebro fique te sacaneando com atitudes sabotadoras.

Bem, por hoje é isso!

E se estiver com dificuldade de dar o primeiro passo, pense só… alguma vez você já ficou acordada de madrugada para finalizar um trabalho que seria para o dia seguinte? Aposto que foi porque deixou muita coisa para a última hora, não?

Então, lembre-se desse sentimento para ganhar impulso e colocar essas dicas em prática!

Gostou? Semana que vem tem mais.

Até lá!

3 comentários em “Pare de procrastinar agora e veja sua vida andar para frente”

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