7 dicas para transformar suas férias em algo que valeu a pena

Pode parecer estranho um artigo sobre férias no final de julho. Só agora? Isso não deveria ter sido escrito lá no começo do mês? Acredite, não ia resolver.

Sabe o que é? Quando estamos de férias, precisamos realmente aproveitar aquele momento de descanso livremente. Às vezes, até curtindo um ócio mesmo. É bom para corpo e mente.

Aí vai chegando o final das férias e vai batendo aquele frio na barriga e aquela sensação de não termos aproveitado nada, de não termos feito nada de útil. Pois bem. É nesse momento que esse artigo vale a pena ser lido.

Ele vem para te dar um gás, uma energia a mais para realizar. Arregaçar as mangas e fazer algo interessante para voltar às atividades com tudo.

Claro que se você está saindo de férias só agora, também vai aproveitar. Até porque, entre as dicas que selecionei, algumas podem e devem ser feitas quase que diariamente. Mas lembre-se que descansar é preciso.

Então vamos lá? Bora escolher as suas para colocar em prática!

1- Faça cursos online

curso-online

O tempo ocioso pode se tornar um grande aliado. Já pensou em fazer um curso on-line? Existem muitos deles de boa qualidade na internet. E vários são gratuitos! Você encontra de tudo: desde cursos que te trazer a possibilidade de ter domínio em assuntos e ferramentas específicas, até cursos de culinária com dicas do chef.

Você pode escolher se quer investir seu tempo em algo para dar um upgrade em sua carreira ou se quer explorar um plano B para aplicar em seus momentos de lazer. Vai que esse plano B se transforma em sua atividade principal. Já pensou?

Só um adendo. Cursos e atividades “extracurriculares” chamam a atenção das corporações, pois revelam suas diversas habilidades. Procure um curso para iniciar agora.

2- Frequente eventos e palestras

Você tem o hábito de participar de atividades sociais em sua cidade? Clubes, teatro, Sesc e até a festa junina do condomínio. Sem contar, é claro, palestras e workshops que são realizados por aí.

Te digo que vale a pena, viu? São ótimos momentos para fazer contatos. Sem contar que a gente sempre aprende um algo a mais nessas atividades.

Ah! Também vale incluir programas com os filhos. Aliás, isso sempre vale, né? Levá-los para um evento cultural, por exemplo, vai aumentar o tempo que passam juntos, aumentar o repertório cultural dele, ampliar a visão sobre a vida e, ainda, te proporcionar mais possibilidades de contatos.

Às vezes, conversando com outras mães ou pais, enquanto os filhos se distraem, você encontra alguém que tem as mesmas dificuldades que você e, juntos, encontram uma ótima solução.

3- Passe mais momentos com seu filho

Embora eu tenha acabado de falar sobre isso acima, resolvi dedicar um item especial para falar deles. É que, em geral, na loucura do nosso dia a dia (e às vezes até mesmo nas férias), a gente até passa alguns momentos com nossos filhos, mas na hora de dar banho, comida, de levá-lo para a escola ou para algum programa que seja só dele.

fériasMas minha proposta é que você fique ali, ao menos 30 minutos, só com ele.

Sem celular, apenas olhando ele brincar, conversando, mostrando como enfrentar seus medos, contando uma história… isso tem sido tão raro nas famílias. E vai fazer uma falta para a sua criança lá na frente.

Então, se você não tem esse hábito, comece agora. Estando de férias ou não. E se estiver com mais tempo livre, dedique mais tempo a ele.

Vá ao cinema, vá para a cozinha colocar a mão na massa ou aprenda músicas novas que vocês possam cantar (e, porque não, tocar) juntos.

E quando voltar à sua rotina, você vai ter gostado tanto desse hábito (eu aposto!) que com certeza vai dar um jeitinho de garantir momentos juntosainda que menores, mas com essa mesma qualidade.

brincando-com-filho

4 – Aprenda um novo idioma (ou estude mais um que já conheça)

O conhecimento é uma delícia. Quanto mais aprendemos, mais temos vontade de aprender. Comece a estudar um idioma ou retome o estudo de algum que tenha feito uma pausa.

Todos sabemos, falar um idioma estrangeiro é um diferencial em um bom currículo. Pode te trazer promoções e abrir portas que você nem imaginava. Quem sabe, nas próximas férias, você já parte para um intercâmbio cultural?

Também há várias possibilidades para se aprender um idioma: você pode desde fazer um curso presencial ou pela internet (existem vários gratuitos), até estudar com um amigo que conheça a língua.

Mesmo que ele não seja professor. Talvez tope essa parada de dividir alguns momentos (e um pouco do conhecimento) com você e, de quebra, ambos ganharão um convívio frequente que não tem preço.

Então, pense em qual alternativa se encaixa melhor à sua realidade e se prepare para dar uma alavancada em seu conhecimento!

5 – Trabalho voluntário

De alguns anos para cá, o voluntariado é um fator que conta no currículo. Já pensou em fazer algum trabalho voluntário? Aqui separei apenas três dos vários motivos para você pensar nisso.

Ajudar entidades ou pessoas sem cobrar nada em troca é o principal caminho para a solidariedade… ok, isso você já sabe. Mas vale lembrar que o caminho da solidariedade é capaz de transformar o mundo, esse mesmo mundo que ficará para nossos filhos e netos.

Outro motivo é justamente o de agregar valor à sua carreira profissional. Trabalhar voluntariamente passa uma certa confiança aos recrutadores, já que você vai revelar uma nova habilidade e mostrar o seu nível de dedicação e comprometimento.

E, por fim, dar exemplo a seu filho. Nada como o exemplo, a prática para ensinar os valores da vida, não é mesmo? Pare e pense um pouquinho como você poderia ajudar. Pode ser algo bem simples para você, mas que fará toda a diferença para quem receber esta ajuda.

6- Produza conteúdo

Se você tem algum hobby, que tal explorá-lo? Produzir conteúdo fazendo o que se gosta é algo agradável para você e uma forma de reforçar o conhecimento que já tem.

E ainda pode inspirar alguém com seu know-how, com suas técnicas, enfim, com sua forma de ver e encarar a vida. Sem contar que, com o tempo, as pessoas do seu trabalho vão te olhar de forma diferente.

O caminho para começar? Que tal as redes sociais? Escreva artigos, alimente o feed com assuntos interessantes e referentes aos seus hobbies ou atividades que gosta de praticar. Como disse Bill Gates, o conteúdo é rei.

7 – Ouça audiobooks

caminhada-com-fone-de-ouvido

Já comentei em minhas listas de transmissões que sou adepta do audiobook. Gosto de ouvir os livros enquanto faço caminhada ou quando estou no trânsito. E você pode ouvi-los enquanto se arruma para trabalhar, enquanto lava uma louça, enfim, o melhor momento é você quem decide.

Para facilitar, deixe os livros do seu interesse separados no aplicativo para não esquecer. E se, ainda assim, for um hábito difícil para você, comece aos poucos. Separe dez minutos de seu dia. Esse é outro hábito que, com certeza, você fará questão de manter mesmo com a correria do dia a dia.

Enfim, é isso!

Gostou dessas dicas? Calma, não se assuste caso pense que não vai conseguir colocar todas em prática. Como sempre digo, comece aos poucos.

Escreva nos comentários o que pretende fazer. Comprometer-se com algo, inclusive aqui, publicamente, pode ser uma força a mais para realizar.

E não se esqueça de voltar para ler os próximos artigos. Toda semana temos um post novo. 😉

PS:

Se você gostaria de fazer parte da minha lista de transmissão e escutar os áudios que envio todas as segundas-feiras com a intenção de te ajudar a realizar e a ficar cada dia mais feliz consigo mesma, me avise pelos comentários ou pelas redes sociais, que entrarei em contato para adicionar seu número.

2 comentários em “7 dicas para transformar suas férias em algo que valeu a pena”

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s