Alimente sua mente com o que faz bem

Quando falamos em desenvolver o potencial humano, trabalhar o foco, e driblar a procrastinação, para que você consiga melhorar seus resultados, existe uma questão a ser trabalhada, que para mim faz toda diferença: alimentar sua mente com coisas que te aproximam do seu objetivo.

Durante a semana vivi uma situação em que percebi o quanto as pessoas negligenciam ou não compreendem a melhor forma de fazer isso, por isso decidi escrever e me aprofundar sobre o assunto.

Quando ouvimos uma dica dizendo que você precisa alimentar sua mente, alguns pensam em leitura, outros em vídeos motivacionais, pode ter até quem pense em conversar com pessoas que inspiram, e se você pensou em tudo isso, está no caminho certo.

Porém uma das coisas que negligenciamos é evitar o inverso.

Pensamentos e pessoas tóxicas, querer saber de pessoas que fracassaram no mesmo projeto que o seu, assistir notícias ruins sobre o mercado e ainda confirmar para sua mente  que é por isso mesmo que seu negócio não vai bem. Fazer parte de grupos de pessoas que só reclamam, grupo da vizinhança que fala somente da falta de segurança do condomínio, das crianças bagunceiras no playground ou de outros problemas, mas nunca compartilha uma boa ação. Grupos da empresa, ou de empresários, que só falam mal da empresa ou do mercado, e tornam pequenos problemas que poderiam ser resolvidos com um telefonema em uma guerra civil. Além de outros tantos grupos que estão contaminando suas emoções o dia todo, sem que você se dê conta disso.

E você pode me dizer: – Suleima, mas eu vou ficar alienado, sem saber das coisas! Me desculpe dizer isso, mas você já está alienado, só que da maneira mais negativa para seu cérebro.

Mas quer dizer que eu não posso ouvir notícias , ler jornal ou participar de grupos de WhatsApp? Sim, você pode, desde que se lembre de ler coisas boas que te trarão sentimentos e emoções positivas também, que saiba filtrar, ser positivo com relação ao seu próprio caminho. E lembre-se de que talvez exista outras formas de se informar sobre o que é necessário para você e para o seu negócio, sem precisar saber de todas as tragédias.

Vou dar um exemplo meu, pois já caí nesta armadilha. Meu filho ainda era um bebê, quando eu sentia que algo podia estar errado e ele apresentava algum sintoma, eu buscava no Google, e logo encontrava as piores doenças que outras crianças tiveram com aqueles mesmos sintomas. Até que a pediatra chamou minha atenção, e percebi o quanto isso estava me afetando emocionalmente. Hoje só busco  coisas que serão interessantes para a educação do meu filho e que me tornem uma mãe melhor.

Citei duas vezes a importância das emoções, então vou explicar melhor. Uma das formas de criar novas crenças ou trilhas neurais, é sob forte impacto emocional, isso quer dizer que emoções negativas geradas por este conteúdo tóxico, estão criando no seu inconsciente as crenças de que vai dar errado, que você não consegue, essa empresa é terrível e não vai evoluir nela, é impossível ser feliz num país ou num condomínio com tantos problemas.

E então você tenta e não consegue, e fica sem entender por que não deu certo.

Mas por que a forma com que alimentamos a mente pode afetar tanto seus resultados? Poderia citar diversos aspectos, como a questão da energia, já estudada pela mecânica quântica, mas vou falar principalmente sobre as crenças que você está formando no seu inconsciente.

Resultados estão diretamente ligados à crenças e atitudes.

Pare um momento para pensar em suas crenças, em geral você espera que as coisas funcionem bem ou mal? Você espera que seus melhores esforços sejam um sucesso ou espera que sejam o contrário?  Você enxerga possibilidades e potencial em uma situação ou vê apenas os obstáculos? Muitas pessoas tendem a focar o lado negativo mais que o positivo, o primeiro passo para mudar isso é reconhecer a situação. Crenças limitantes, cria passos limitados. Então precisamos ter mais recursos para criar novas crenças. Alimentar sua mente com coisas que te aproximam do seu objetivo é uma delas.

Uma das formas que a PNL (Programação Neurolinguística) usa para reprogramar o cérebro é a modelagem. Você se espelha em alguém que tenha tido sucesso em algo que queira fazer, procura saber como ela fez para conseguir, pesquisa seus métodos, aprende seus hábitos, em quanto tempo ela trilhou esse caminho, e então, faz um modelo a ser seguido em sua mente, é como se houvesse uma forma já estudada de chegar lá.

Você não pode se modelar por alguém que fracassou, se está fazendo desta forma, está errado, e talvez seu cérebro esteja inconscientemente procurando uma desculpa para fracassar também.

Então aprenda a modelar se inspirando em pessoas positivas, que conquistaram, que chegaram lá onde você quer, essa história de que não tem as mesmas condições do outro, é crença limitante.

Mas como conseguir informações para modelar alguém de sucesso? As livrarias estão cheias de informações sobre como conseguir qualquer resultado que queira, e essa, é apenas uma das possibilidades.

Já deve ter ouvido também a frase: “Você é a média das 5 pessoas com quem mais convive.” Isso porque está se modelando por essas pessoas.

É como se você fizesse academia e quisesse ficar perto somente de pessoas com o mesmo tipo físico do seu, eu te digo, vá perto de quem já conseguiu o tipo físico que você almeja, pois ficar perto de quem está igual a você se chama Zona de Conforto.

Os resultados que conseguimos são todos parte de um processo que começa com as crenças.

Eu sei que estou mexendo com um monte de crenças aí dentro, então quero esclarecer que não estou dizendo para parar de se informar, ou de conviver com seus amigos, estou apenas gerando reflexão para que se atente às mensagens tóxicas, que podem estar contaminando ou acomodando você.

Então essas palavras são para que avalie de que forma tem alimentado sua mente, não somente as coisas positivas que tem buscado para fazer isso, mas também as mensagens negativas que tem atingido seu inconsciente e afetado seus resultados sem que você perceba.

Se quiser uma sugestão para avaliar este impacto em você, pegue um caderninho, e anote diariamente 3 mensagens boas que te inspiraram durante o dia, e se você não lembrar de nenhuma positiva, comece se preocupar.

2 comentários em “Alimente sua mente com o que faz bem”

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s