Você sabe o que é Locus de Controle?

Reflita se você já teve este tipo de pensamento:

“Eu não tenho dinheiro pra investir em curso e faculdade”

Eu sou um ótimo administrador do meu negócio, mas é muito difícil lidar com equipe, por isso não consigo progredir. “

“Meu relacionamento é muito conturbado, mas eu sou uma pessoa tranquila, o problema é que mas ele ou ela  tem um monte de defeitos e não muda!”

“Eu não tenho tempo para fazer exercício físico minha rotina é muito cansativa, eu trabalho muito.”

“Vou esperar ter todas as contas pagas para começar a guardar dinheiro e enfim comprar aquilo que teu tanto sonho.”

Você está colocando toda a culpa das suas não realizações ou das coisas que dão errado em sua vida, e das situações que você não consegue resolver, nas circunstâncias, como se você não tivesse nenhuma alternativa para mudar isso?

Isso é Locus de Controle Externo

A culpa é do mundo, não minha…

Esta é uma das formas de auto sabotagem.

Agora reflita mais um pouco,  quantas pessoas você conhece que vendeu Natura, Avon, brigadeiro, bolo, para complementar sua renda e pagar um curso ou uma faculdade?

Quantos cursos, você já fez para se desenvolver  para gerir melhor pessoas pra colaborar com o sucesso do seu negocio?

Quem foi que escolheu estar neste relacionamento, e se você escolheu continuar, o que você, e não o outro, pode fazer para mudar esta situação?

Se você tiver que fazer uma viagem de férias e pegar um voo às 5 horas da manhã, você se sente motivado para acordar mais cedo? Então, por que não acorda neste horário 3 vezes na semana para fazer academia?

Se surgir um programa muito legal, uma viagem com seus amigos, ou namorado, alguém que goste, você não daria um jeitinho de ir mesmo sem dinheiro?

Entende como o poder está nas suas mãos, às vezes não percebemos e não vemos saída! Achamos que somos refém da situação e que não temos poder sobre nossa própria vida.

Aquelas pessoas que acreditam que todas as suas decisões ou mudanças importantes dependem das circunstâncias, possuem Locus de Controle Externo.

E sabe por que disso? Aprendemos assim desde pequenos. Aprendemos que chefe, dinheiro, circunstância, tem poder sobre nós. Não digo que não tem influência em nossa vida, tem sim.

Mas pessoas com o Locus de Controle Interno, se enxergam como alguém que tem o  poder de mudar e transformar o que quiserem. Claro que toda mudança precisa ser de  maneira, planejada e consciente.


Mas acredite, mudando sua mente, você pode fazer alterações de acordo com o que acredita ser o melhor para sua vida. Nós temos o controle da própria vida.

Se você não credita nisso, você precisa trabalhar suas crenças, seus sabotadores, refletir mais sobre si, investir no auto conhecimento, porque isso vai fazer toda a transformação da sua realidade.

Certa vez ouvi alguém dizer: “Se Deus quiser um dia eu vou fazer trabalho voluntário”.

Fiquei pensando se era necessário Ele vir falar com ela e dizer pessoalmente sua vontade. Ele quer sim, só está faltando você assumir as rédeas e fazer acontecer.

No processo de Coaching nós temos um teste para identificar o Locus de Controle de cada um. É comum ver pessoas que acreditam muito que olham pra si e que possuem Locus Interno, mas no teste acaba dando o resultado maior para Locus de Controle Externo. É importante complementar que na maioria das vezes é inconsciente, claro que você não se sabota de maneira proposital.

Então, busque seu auto conhecimento e desenvolvimento para que você tome o poder da sua vida em suas mãos.

E se precisar de ajuda profissional, conte comigo!

Um comentário em “Você sabe o que é Locus de Controle?”

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s