O que você quer mudar?

Todos nós queremos mudar alguma coisa, seja em nosso comportamento, atitudes, ou até mesmo ter hábitos diferentes do que temos hoje.

Você gostaria de passar mais tempo com sua família? Ler mais?
“Gastar” menos tempo no celular?
Ser mais produtivo?

Ser uma pessoa mais focada em seus objetivos?

Começar uma dieta e ir até o fim?

Ter uma carreira de sucesso? Começar finalmente uma faculdade ou iniciar sua pós graduação?

Ser uma pessoa mais positiva, reclamar menos?


Cultivar um relacionamento com mais carinho, ou ser mais firme e menos permissivo com o que te faz mal? 

Apesar de querer muito, muitas vezes somente isso não basta para gerar esta transformação, porque em nosso cérebro existem trilhas neurais e padrões mentais já criados. 
São necessárias pequenas ações diárias para quebrar esses padrões e reprogramar sua mente.

Então, vou trazer algumas dicas sobre mudança de comportamento, como fazer diferente determinadas atividades, e até como não fazer algo que você não gosta. Sabe aqueles hábitos que você tem, mas que se sente mal por tê-los? É deles que estou falando. Aqui você vai saber quais são os caminhos que podemos percorrer para modificá-los.

O nosso cérebro funciona dando respostas a alguns estímulos, então muitas vezes só querer agir ou fazer de maneira diferente não é suficiente.

Você já ouviu o termo trilhas neurais? A gente pode comparar mesmo com as trilhas formadas dentro de uma mata fechada, de tanto usar essas trilhas, o caminho fica mais fácil.

Então quando recebemos estímulos parecidos ou repetidas vezes, a resposta também será parecida, porque para o cérebro é mais fácil usar um caminho já feito, do que precisar processar a informação e decidir que caminho seguir a cada estímulo que recebe.

Se eu quiser mudar um hábito, comportamento ou até mesmo introduzir uma nova atitude, preciso  criar uma trilha nova no meio da mata, entenda que é um caminho mais difícil, você vai encontrar galhos e troncos na sua frente, se prepare! Tenha consciência de que você, num primeiro momento, poderá repetir as velhas trilhas.

1- Vamos à minha primeira dica: quando você receber um estímulo e cair na armadilha da resposta automática, conscientize-se disso. Então primeiro tome consciência toda vez que este comportamento aparecer.

2 –Segunda dica: identificou seu comportamento quando ele aparece? Trace neste momento mentalmente o que você gostaria de fazer, qual resposta você quer ter, e sinta a alegria de ter a atitude que você gostaria.

Você chegou em casa e a primeira coisa que fez foi cair no sofá. Essa foi a resposta automática do seu cérebro, mas não era exatamente o que você gostaria de fazer.
Identifique que fez isso automaticamente e agora imagine como será sua nova rotina: você vai chegar, tomar um banho e deixar o livro em um espaço que você terá reservado para leitura.

Trace mentalmente esta rotina e se sinta feliz realizando desta forma. Imagine-se brincando, dando atenção a seu filho, à sua esposa, ficando menos tempo no celular. Estou aqui dando alguns exemplos, mas pense em sua vida e no que você quer mudar e transformar.

Um ponto importante: não fique se culpando ou se martirizando quando este comportamento automático vier, ele vai aparecer! Mas também não desista no primeiro dia que der errado. Lembre-se que eu falei que vai dar trabalho?

3 – E a outra dica é: tente repetir esse novo comportamento por 21 dias seguidos. Você já percebeu que agora tem a dieta dos 21 dias, o condicionamento físico dos 21 dias, a meditação dos 21 dias? É porque existe um estudo científico que comprova que é necessário repetir um comportamento ou um novo hábito por 21 dias para reprogramar o seu cérebro, e então fazer a dieta por exemplo, vai ficar muito mais fácil quando passar este período, porque seu cérebro já terá criado uma nova trilha neural.

Claro que não é garantia, afinal estamos lidando com o cérebro humano, mas a possibilidade de você conseguir mudar será muito maior.

Então minha proposta é que você comece um comportamento novo esta semana, vamos lá? Escreva nos comentários, o que você quer mudar.

Um grande beijo!

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